Você sabia que existem muitas mulheres que possuem endometriose e não sentem dor alguma?
Essa situação acende um alerta para a necessidade da manutenção dos exames médicos e das visitas ginecológicas em dia, pois a dor é apenas um dos sintomas mais comuns da doença.
Ainda é importante ressaltar que a intensidade da dor não possui relação alguma com o tamanho das lesões, ou seja, existem mulheres com lesões pequenas e dores intensas, bem como mulheres com grandes lesões que não sentem nada. Por isso, é importante não julgar a maneira como cada pessoa enfrenta e lida com a endometriose.
De modo geral, a Endometriose se manifesta com cólicas abdominais fortíssimas, que normalmente ocorrem antes ou durante a menstruação (nos casos mais graves, as dores podem surgir fora do período menstrual também).
Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais eficaz será o tratamento. Não é normal ter cólicas incapacitantes! Se você sente, o recomendado é que procure um médico ginecologista para avaliar sua condição e buscar o melhor tratamento.
Uma boa noite de sono pode te ajudar a amenizar as dores
Dormir bem ajuda na reorganização hormonal e bioquímica, promove um estado de relaxamento no organismo e estimula a produção de endorfina, hormônio responsável por ter ação analgésica que ao ser liberada, promove uma sensação de bem-estar, conforto e melhor estado de humor.
Durante o período de sono, nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema geral e imunológico, e quando uma dessas funções não está sendo feita de forma correta, outros órgãos são afetados.
Por isso, crie uma rotina! Na hora de dormir, apague as luzes e desligue seu celular, computador, tudo que te distraia e mantenha o ambiente em estado de alerta.
Cinco dicas para aliviar cólicas fortes
O estilo de vida com muito estresse, com falta de atividade física e má alimentação contribui para o desenvolvimento da endometriose. Desta forma, a alimentação tem um papel importantíssimo no aumento e na manutenção da imunidade feminina.
A mulher que sofre com a Endometriose deve se beneficiar de uma dieta balanceada e rica em alimentos que são agentes cientificamente comprovados que agem contra a dor, inflamação, fadiga, irritabilidade, insônia, infertilidade e muitos outros sintomas da Endometriose.
Algumas vitaminas presentes em alimentos que ajudam a controlar os sintomas da Endometriose são:
🔹 Vitamina A: presente em alimentos como o tomate, a cenoura, o mamão e a abóbora;
🔹 Vitamina B1 e B12: encontra-se em alimentos como amendoim, feijão, carne de porco magra e peixe;
🔹 Vitamina B6: está em alimentos protéicos como os ovos, o leite, peixes e queijos;
🔹 Vitamina C: encontrada em frutas cítricas e em vegetais escuros.
Por isso, agradecemos aos Nutricionistas por nos ajudarem a ter qualidade de vida através da alimentação!
Dicas:
-Aplique compressa de água quente no local;
– Beba chás;
-Tenha uma alimentação equilibrada;
-Evite fumar;
-Faça, regularmente, exercícios físicos.