Para muitas mulheres, a ideia parece assustadora. “Afinal, é possível um robô realizar uma cirurgia de maneira segura e eficiente?”.
Esta é uma pergunta comum em nossos consultórios – e a resposta é sim (apesar de o procedimento cirúrgico não acontecer da forma como muitas imaginam).
A cirurgia robótica representa mais um avanço nos cuidados com a saúde em várias especialidades, incluindo a ginecologia. E quando falamos em Endometriose, são inúmeros os benefícios, tanto para pacientes quanto para médicos.
Você sabe como funciona a cirurgia robótica?
Ao contrário do que se pensa, o robô não faz todo o trabalho sozinho. O dispositivo funciona como uma ferramenta que é manipulada o tempo todo pelo médico cirurgião para a ressecção de todos os focos da Endometriose e a retirada das aderências formadas por ela.
Durante o procedimento, o médico direciona o robô no intraoperatório para mover os instrumentos cirúrgicos, através de uma pequena incisão na pele. Ele usa uma espécie de controle do tipo joystick – que reproduz os movimentos de forma precisa e sem tremores –, enquanto assiste a imagem em um monitor de altíssima definição.
Com isso, as vantagens são:
✔ Cirurgia minimamente invasiva, com pequenos cortes (de até 1cm, apenas) e menos sangramento;
✔ Menos dores no pós-operatório;
✔ Redução do tempo de internação;
✔ Recuperação mais rápida.
Para saber mais, agende uma consulta com um de nossos médicos especialistas!
Instituto de Endometriose | Te acolher faz parte do tratamento!
Acompanhe as nossas redes para continuar recebendo conteúdos como esse: Instagram e Facebook.