Alguns estudos indicam que a curcumina, ingrediente ativo principal da cúrcuma, ajuda a controlar os sintomas da endometriose, doença que afeta o sistema reprodutivo da mulher.
Os sintomas da Endometriose podem variar, desde uma leve irritação até uma dor pélvica mais intensa. Não há cura para a doença, mas cada vez mais novos tratamentos estão surgindo para contribuir com o alívio das dores.
Alguns tratamentos são compostos por analgésicos, terapias hormonais e medicamentos, mas há também opções alternativas que contam com produtos naturais e tem uma ótima eficácia, como a cúrcuma por exemplo.
A curcumina é o pigmento amarelo encontrado no açafrão, na própria cúrcuma, no gengibre e em outras plantas da mesma família. Por ser um polifenol com propriedades anti inflamatórias e capaz de aumentar os antioxidantes produzidos pelo corpo, reduz de forma nítida as inflamações no organismo e é nesse ponto que passa a ser indicada como tratamento para a endometriose.
A suplementação da curcumina pode ser adicionada à rotina de muitas formas, entre elas em formato de chás. O mais indicado é abordar o assunto com um profissional de nutrição e um fisioterapeuta e/ou osteopata, para que o uso da especiaria seja feito de maneira correta e eficaz.
Fica claro que a curcumina pode ser uma grande aliada no controle dos sintomas da Endometriose!