Endometriose

A Endometriose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela presença de endométrio fora da cavidade uterina.
Ele pode estar presente em qualquer outro local do corpo.

Os locais mais comuns de acometimento da endometriose
são: os ovários, os ligamentos uterinos, as paredes uterinas
(Adenomiose), a região entre a parede vaginal e o reto, o intestino e o trato urinário (ureteres e bexiga).

Os principais sintomas são:

A Endometriose é uma doença complexa, multifacetada, que atinge vários órgãos e tem diferentes formas de apresentação. Ela pode afetar de diversas maneiras a qualidade de vida das pacientes.

 

Casos da endometriose

Algumas pacientes podem se queixar de cólicas menstruais intensas que a impedem de ir trabalhar ou estudar. Com isso, elas necessitam rotineiramente de dias de atestado todo mês e correm o risco de perder seu emprego ou deixar de estudar e não conseguirem aprovação em alguma prova importante.

Precisamos eliminar esse ciclo de dor para a paciente voltar à sua rotina de vida e temos uma equipe completa para abordar todas as faces dessa doença.

Pacientes apresentam dor durante a relação sexual. Em alguns casos, a dor é tão intensa que a paciente pára de ter relações sexuais. Isto pode interferir no seu relacionamento.

Muitas vezes precisamos explicar para o parceiro o que é a Endometriose e como ela afeta a mulher. Todos os especialistas da equipe estão disponíveis para isso mas caso seja necessário, temos uma psicóloga especialista em saúde da mulher para acompanhar nossas pacientes.

A infertilidade é algo marcante na vida de um casal. A Endometriose pode levar a dificuldade para engravidar e o seu tratamento, quando feito de maneira correta, pode elevar as taxas de gravidez.

Em algumas situações, devemos utilizar técnicas de reprodução assistida para garantir a reserva ovariana da paciente antes da cirurgia e utilizar a fertilização in vitro para elevar as chances de gravidez. Por isso, trabalhamos em parceria com especialistas em reprodução humana.

A Endometriose pode atingir o intestino e os principais sintomas são diarreia ou constipação no período menstrual, dor ao evacuar, sangue nas fezes.

A cirurgia, quando indicada, deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar com proctologistas especialistas e com larga experiência em Endometriose.

Muitas pacientes com Endometriose apresentam sintomas urinários e não sabem. Os sintomas podem ser: aumento da frequência miccional, dificuldade em armazenar urina, dificuldade para urinar e infecção urinária de repetição.

Nossa nutricionista irá preparar um cardápio individualmente selecionado para evitar alimentos que podem estar associados aos sintomas de endometriose e acrescentado aqueles que podem minimizar tais sintomas. Além disso, ela faz toda a orientação da dieta na semana da cirurgia, incluindo o preparo intestinal, os dias de internação hospitalar e os dias de volta à casa.

Fisioterapeuta – para controle dos espasmos musculares, relaxamento da musculatura pélvica e realização de técnicas anti-inflamatórias para alívio da dor. Ela atua também durante a internação hospitalar realizando exercícios para prevenção de trombose venosa e atelectasias, duas das principais complicações cirúrgicas não relacionadas ao campo da cirurgia mas que podem trazer distúrbios futuros para as pacientes.

Ainda tem dúvidas

Sobre endometriose?

Então não deixe de
baixar o nosso Ebook!