Endometriose

A Endometriose é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela presença de endométrio fora da cavidade uterina. Ele pode estar presente em qualquer outro local do corpo.

Os locais mais comuns de acometimento da endometriose são: os ovários, os ligamentos uterinos, as paredes uterinas (Adenomiose), a região entre a parede vaginal e o reto, o intestino e o trato urinário (ureteres e bexiga).

Os principais sintomas são:

  • Cólicas menstruais
  • Dor pélvica contínua com piora no período menstrual
  • Dor durante a relação sexual
  • Infertilidade
  • Dor ao evacuar
  • Dor ao urinar ou ao enchimento vesical
  • Constipação intestinal ou diarreia no período menstrual

A Endometriose é uma doença complexa, multifacetada, que atinge vários órgãos e tem diferentes formas de apresentação. Ela pode afetar de diversas maneiras a qualidade de vida das pacientes.

Casos da endometriose

1) Algumas pacientes podem se queixar de cólicas menstruais intensas que a impedem de ir trabalhar ou estudar. Com isso, elas necessitam rotineiramente de dias de atestado todo mês e correm o risco de perder seu emprego ou deixar de estudar e não conseguirem aprovação em alguma prova importante.

- Precisamos eliminar esse ciclo de dor para a paciente voltar à sua rotina de vida e temos uma equipe completa para abordar todas as faces dessa doença.

2) Pacientes apresentam dor durante a relação sexual. Em alguns casos, a dor é tão intensa que a paciente pára de ter relações sexuais. Isto pode interferir no seu relacionamento.

Muitas vezes precisamos explicar para o parceiro o que é a Endometriose e como ela afeta a mulher. Todos os especialistas da equipe estão disponíveis para isso mas caso seja necessário, temos uma psicóloga especialista em saúde da mulher para acompanhar nossas pacientes.

3) A infertilidade é algo marcante na vida de um casal. A Endometriose pode levar a dificuldade para engravidar e o seu tratamento, quando feito de maneira correta, pode elevar as taxas de gravidez.

Em algumas situações, devemos utilizar técnicas de reprodução assistida para garantir a reserva ovariana da paciente antes da cirurgia e utilizar a fertilização in vitro para elevar as chances de gravidez. Por isso, trabalhamos em parceria com especialistas em reprodução humana.

4) A Endometriose pode atingir o intestino e os principais sintomas são diarreia ou constipação no período menstrual, dor ao evacuar, sangue nas fezes.

A cirurgia, quando indicada, deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar com proctologistas especialistas e com larga experiência em Endometriose.

5) Muitas pacientes com Endometriose apresentam sintomas urinários e não sabem. Os sintomas podem ser: aumento da frequência miccional, dificuldade em armazenar urina, dificuldade para urinar e infecção urinária de repetição.

6) A importância da Nutrição

Nossa nutricionista irá preparar um cardápio individualmente selecionado para evitar alimentos que podem estar associados aos sintomas de endometriose e acrescentado aqueles que podem minimizar tais sintomas. Além disso, ela faz toda a orientação da dieta na semana da cirurgia, incluindo o preparo intestinal, os dias de internação hospitalar e os dias de volta à casa.

7) A importância da Fisioterapia

Fisioterapeuta – para controle dos espasmos musculares, relaxamento da musculatura pélvica e realização de técnicas anti-inflamatórias para alívio da dor. Ela atua também durante a internação hospitalar realizando exercícios para prevenção de trombose venosa e atelectasias, duas das principais complicações cirúrgicas não relacionadas ao campo da cirurgia mas que podem trazer distúrbios futuros para as pacientes.

Image

Fale Conosco

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

Especialistas em Endometriose


Cirurgião Ginecológico

Dr Alexandre Brandão Sé

CRM DF 15796 TEGO 007- 2012


Ginecologista

Drª Janice Bauab de Assis

CRM DF 15483


Urologista

Dr Carlos Hirokatsu Watanabe Silva

CRM DF 15762


Proctologistas

Dr Thiago de Sá Oliveira

CRM DF 12000



Equipe Multidisciplinar


Fisioterapeuta

Dra Carolina Dias Bezerra Carvalho

CREFITO 177307-F


Fisioterapeuta

Dra Samantha Figueiredo Frota Fernandes


Nutricionista

Dra Simone Oliveira Paiva

CRN1-5202


Psicóloga

Dra Clarissa Telles Kahn


Enfermeira Obstétrica

Priscylla Lycia Moura do Nascimento Nery

  • Graduação em Enfermagem na FSM – Faculdade Santa Maria
  • Pós-Graduação em Obstetrícia
  • Pós-Graduação em Centro Cirúrgico e CME
  • Consultora em Aleitamento Materno

Especialista em enfermagem de centro cirúrgico, é chefe da equipe de realização dos protocolos de cirurgia segura e conferência de materiais, equipamentos e check-up de cirurgia para nada faltar neste momento tão crítico de nossas vidas.


Instrumentadora

Elenice Fonseca de Oliveira Silva

Atendimento Diferenciado


  • Segurança, confiança e acolhimento - Desde o primeiro momento no Instituto, as pacientes irão se sentir acolhidas.
  • Mais comodidade - Serviço de marcação de consultas pela central de atendimento da Maternidade Brasília, pelo número direto do Instituto e pelo celular (ligação ou whatsapp).
  • Serviço de concierge - Após a avaliação inicial com o Dr. Alexandre Brandão Sé, nossa Concierge irá acompanhar cada passo em seu tratamento.
  • Atendimento com Fisioterapeuta – para controle dos espasmos musculares, relaxamento da musculatura pélvica e realização de técnicas anti-inflamatórias para alívio da dor.
  • Cardápio individualizado - Nossa nutricionista irá preparar um cardápio individualmente selecionado. Retirando alimentos que causam piora dos seus sintomas e acrescentando outros que vão melhorar seu hábito intestinal.
  • Cuidado especializado - A Psicóloga do Instituto de Endometriose de Brasília tem um papel fundamental no tratamento. Sabemos do estresse da vida atual e o quanto a rotina de compromissos e cobranças pode piorar a qualidade de vida da paciente.
  • Acompanhamento em todo o tratamento - Durante sua internação, nossa concierge irá te receber no hospital, acompanhá-la até o centro cirúrgico e garantir que tudo saia como o esperado.
  • Instrumentadora - Contamos com uma instrumentadora própria, com anos de experiência em cirurgia laparoscópica, para garantir que cada um dos instrumentais será devidamente preparado para sua cirurgia.
  • Acolhimento de verdade! - Toda nossa equipe estará ao seu lado, do começo do tratamento, até o retorno ao consultório após a cirurgia. E por quanto tempo for necessário. Você sempre terá um linha de comunicação aberta conosco. Seja com um dos médicos, nossos colaboradores ou a concierge.
  • Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco em qualquer dia, horário ou situação.

Locais de Atendimento


Instituto de Endometriose de Brasília

Endereço QNSW 6 lote 11/12

Salas 8 e 9

Central de marcação: (61) 3315-1000

Linha direta: (61) 3315-1048

Celular e whatsapp: ‭(61) 99925-5818‬

O Dr. Alexandre Brandão Sé atende também em:

Clínica Única Ginecologia e Obstetrícia

SGAS 611 Centro Clínico Lúcio Costa bloco 2

Salas T42-45

Telefone: 3345-5072

Celular e whatsapp: ‭(61) 99669-3232‬

Hospital Brasília - Centro Médico Brasília

SHIS QI 15/16 em frente ao Hospital Brasília

Central de marcação: (61) 3704-9006 / 3704-9007

Dr. Alexandre Brandão

Dia 09/03

9h30 - Cólica menstrual é normal? Dúvidas sobre dor pélvica feminina

10h50 - Quais as vantagens da cirurgia robótica

Dia 30/03

9h30 - Sexualidade mitos e verdades

Dra. Jordanna Diniz

Dia 09/03

9h10 - Exames de prevenção. Quais devemos fazer e quando?

Dia 30/03

9h10 - Saúde da adolescente

Dra. Janice Bauab

Dia 30/03

9h50 - Parto normal humanizado hospitalar

Dra. Samantha Figueiredo

Dia 09/03

9h50 - Abordagem não cirúrgica da dor pélvica

Dra. Clarissa Telles

Dia 09/03

10h30 - Aspectos emocionais na paciente com dor crônica

Dia 30/03

10h30 - Aspectos emocionais da gestação, parto e puerpério

Dra. Leilane

Dia 30/03

11h10 - Infertilidade e Endometriose

Dra. Kellem

Dia 30/03

10h45 - Nutrição saudável

Beto Barros (Educador físico e Coaching)

Dia 30/03

11h - EmagreSendo Feliz