Mulheres com Endometriose podem ter uma gravidez saudável?
VERDADE!
A Inflamação do endométrio pode comprometer a fertilidade, mas não acrescenta risco à gestação. Se o embrião conseguiu se implantar normalmente no tecido do útero, a gestação não corre risco adicional.
Por isso, mulheres diagnosticadas com Endometriose podem, sim, ter uma gravidez saudável.
Além disso, manter o tratamento, praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação são práticas essenciais para a gestação de pacientes com Endometriose.
Mulheres com Endometriose devem evitar fazer exercícios físicos?
MENTIRA!
Inclusive, realizar atividades físicas é um dos pilares na abordagem multidisciplinar da Endometriose.
Além de aumentar a sensação de bem-estar, melhorar o humor e aumentar a qualidade das noites de sono, os exercícios podem ainda reduzir a dor, a inflamação, e melhorar a imunidade e a qualidade de vida desses pacientes.
Desafie-se a criar hábitos saudáveis que ajudam a lidar com a Endometriose! Aqui vão 3 sugestões:
1- Yoga: ajuda a alongar e fortalecer os músculos da pelve, além de melhorar e integrar saúde física e mental, dois fatores associados à Endometriose;
2- Correr: atividades aeróbicas reduzem gordura, estresse e níveis de estrogênio, hormônio feminino relacionado à Endometriose;
3- Andar de bicicleta: assim como correr, reduz estresse, melhora de estados inflamatórios, fortalece principalmente as pernas e a barriga, aumenta endorfina e serotonina, e reduz estrogênio e seus efeitos sobre a Endometriose.
Dores na lombar? Podem ser causadas pela endometriose?
VERDADE!
Isso acontece porque a endometriose é uma doença inflamatória, e esta inflamação pode acometer nervos e músculos, levando à dor lombar. Inclusive, a dor pode irradiar e atingir até mesmo os membros inferiores.
Portanto, fique atenta: se sua dor lombar for frequente, intensa e que piora durante o período menstrual, procure conversar com seu ginecologista.